A
importância do cálculo mental para a construção do conceito de número.
O
cálculo mental é considerado um conjunto de procedimento que cada indivíduo
desenvolve mentalmente. São procedimentos apoiados nas propriedades do sistema
de numeração decimal nas diferentes relações entre os números. O cálculo mental
concede mais agilidade na hora de fazer as contas, e também permite uma
segurança maior quando vai resolver uma situação problema. Essa capacidade é
estratégia de desenvolvimento individual, e para a psicologia é uma capacidade
do desenvolvimento cognitivo.
Quando
a criança costuma fazer cálculo mental, ou seja, conta de cabeça, ela consegue
resolver vários problemas ao mesmo tempo, ela aprende a fazer as estimativas
pelo cálculo mental imaginando o resultado de uma conta só em olhar a escrita,
assim como também, faz associação unindo as dezenas, centenas e milhar.
Um
fator importante para o desenvolvimento do cálculo mental é o contato com os
preços de mercadorias e as cédulas de dinheiro. Fazer compras com os pais vendo
quanto custa cada objeto ajuda a criança começar fazer contas sem perceber. O
cálculo mental começa a fazer parte do cotidiano da criança quando ela entra no
mundo do consumo, logo ela se interessa pelo dinheiro e consequentemente à matemática.
Na
escola, o professor deve desenvolver estratégias para o aluno aprender calcular
mentalmente. Fazer conta de cabeça parece fácil, mas nem todos tem a mesma
habilidade, e é essa habilidade que o professor precisa promover na criança,
pois além de possibilitar o desenvolvimento da memória, aumenta a concentração
e contribui com o domínio do cálculo escrito. Essa competência deve ser
trabalhada, sem que o aluno fique sem os recursos do cálculo escrito, até
porque eles estabelecem relações muito próximas.
Uma
forma eficaz para o professor desenvolver o raciocínio lógico no aluno é
trabalhar com jogos ou brincadeiras. Usando a ludicidade, a criança compreende
melhor, porque o concreto para ela tem significado e é gratificante aprender
fazendo o que gosta , “brincar”.
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