domingo, 27 de setembro de 2015

Passo 4



Elaborar uma lista de perguntas desafiadoras (no mínimo três) para uma criança de uma determinada idade, propondo reflexão sobre a(s) possibilidade(s) de representação do número solicitado no ábaco. É importante definir a idade, ao preparar a proposta, e detalhar o perfil do aluno em relação aos conhecimentos que possui e às competências esperadas.



Perguntas desafiadoras



Nome: Ana Laura Begiato Bianchini

Idade: 10 anos

Escolaridade: 5º ano B

Escola:  EMEF Luís Olindo Tortorello – São Caetano do Sul



Ana Laura, 



1) O que você achou da forma de ver os números?


Legal, fica fácil de entender



2) Fica mais fácil de entender os números?


Sim, é só colocar nas unidades, dezenas e centenas



3) Para você o ábaco representa os números?


Sim 



Proposta de atividades:

1° Atividade: Sistema de Numeração

Fazer com que a criança compreenda que o sistema de numeração que utilizamos é o decimal, pois os agrupamentos e reagrupamentos são feitos de dez em dez. Para a utilização do ábaco precisamos compreender as regras básicas do sistema de numeração decimal e, em particular, a ideia de valor posicional: o mesmo algarismo pode representar valores diferentes dependendo da posição que ocupa no número.
- Demostrando para as crianças no ábaco e tirando todas às dúvidas que surjam. 

2° Atividade: Utilizando o ábaco na adição

Para ensinar a adição utilizando o ábaco como recurso pedagógico, é fundamental que o professor articule o trabalho feito sobre o ábaco com as etapas do algoritmo da adição. Cabe ao professor responsável pela aula explicar etapa por etapa para que a criança não se confunda e que possa compreender a ideia da adição com o ábaco.
Este exemplo foi desenvolvido para crianças do Ensino Fundamental, na qual surgiram várias duvidas devido ao uso do ábaco ser diferente para eles pois e um material pouco usado nas escolas.
Exemplo: na soma de 32 + 19=
O resultado que é considerado fácil para essa etapa de escolaridade, se torna difícil e questionativo quando se pedi para que o aluno explique os passos por ele utilizados para chegar ao resultado. Devido que 9 + 2 = 11, mas não podemos escrever 11 na casa reservada às unidades, então, assim como substituímos 10 unidades por uma dezena no ábaco, devemos “levar uma dezena” para a casa das dezenas (é o “vai um”) e ficamos com uma unidade apenas na casa das unidades.  Em seguida na soma das dezenas foi explicado que a dezena que levamos após a substituição se somou no ábaco à dezena e juntas 1+3+1= 5 dezenas.
Para maior compreensão dos alunos são necessários vários exercícios para conduzir melhor o ábaco.

Essas atividades podem ser desenvolvidas utilizando também a subtração e demais contas, cabe ao professor saber transmitir de forma clara a seus alunos o método correto do uso do ábaco, a importância do seu e que a criança consiga compreender realmente as centenas, dezenas, unidades e as demais etapas.






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