Passo 2 (Equipe)
ADIÇÃO
SUBTRAÇÃO
DIVISÃO
MULTIPLICAÇÃO
Um
professor tem poder de influenciar e de estar atento ao processo inicial do
conceito de números, pois o aluno tem que gostar e entender o que está sendo
ensinado, fazendo uso de atividades que envolvam o seu cotidiano, como cita um
dos textos que exemplifica o trabalho com cálculo, balas, lanchonete e parques.
Na
matemática a adição tem sempre a ideia de reunir, acrescentar, ajuntar e somar,
que adquirimos e transportamos para ambiente escolar. Por isso, as crianças
devem ser ensinadas a construção do ponto de partida para aprendizagem da
adição. Para o avanço do desenvolvimento do estudo da adição pode-se utilizar a
técnica do “sobe um”, sendo possível fazer uso de outras técnicas com a
percepção que o professor tem das mais adequadas formas de ensinar.
Os
conhecimentos já adquiridos pelo professor são fundamentais para iniciar os
conceitos de subtração, pelo fato das crianças associarem a subtração nos
problemas apenas como um ato de retirar e não de comprar e completar. Por isso,
quando a criança estiver no processo inicial da construção de números a
intervenção do professor tem que ser de paciência.
A
multiplicação é uma maneira singular que indica a adição de partes iguais,
sendo comum que os alunos conheçam essa operação dessa forma. Por isso, se faz
necessário que o professor use de muita paciência e dedicação, com observação
de sua sala, para reconhecer e compreender as dificuldades dos alunos na
compreensão da multiplicação.
Compreender
o que a divisão significa na matemática, é objetivo do professor quando ensina
os alunos dividir um número pelo outro. Para que isto ocorra,
é necessário que o professor efetue um trabalho, onde as crianças usem
experiências com situações espontâneas que elas repartam, dividam e distribuam.
Nos jogos e nas brincadeiras com finalidades de ensinar noções básicas da
divisão, o professor tem que estar atento para intervir, discutindo os
critérios que foram usados para dividir. Dessa forma, facilitará a compreensão
dos alunos da divisão.
Para
tanto, na construção do pensamento matemático, quanto na construção do conceito
de números, o professor tem que levar em conta as experiências vivenciadas
pelas crianças, problematizando suas ações pedagógicas.
·
Adição
e Subtração.
Disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B-OvG8cStCkSVRuVFdoaTlPczA/edit>.
Acesso em: 05 set. 2015.
·
Divisão.
Disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B-OvG8cStCkZ2VXbkxjUEs2VVk/edit>.
Acesso em: 05 set. 2015.
·
Multiplicação.
Disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B-OvG8cStCkTnVJMEdoUDIteWM/edit>.
Acesso em: 05 set. 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário