Passo 3 (Equipe)
Produzir
um texto dissertativo-argumentativo sobre as possibilidades de intervenções que
o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da
construção do conceito de número.
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO
O aprendizado da matemática para crianças
aparece quase que naturalmente em suas atividades e em todo o seu cotidiano.
Esse conhecimento prévio aparece naturalmente em
decorrência de vários incentivos que ela recebe, sejam naturais ou não.
A partir dos estímulos é que a criança adquire a
habilidade de classificar e dar nomes aos objetos que a cerca e então começa a
aprender a contar. Esse rápido entendimento favorece as condições de construção
dos números e é ela aprende de acordo com a habilidade de seriar, procurando-se
o lugar de cada elemento em uma determinada ordem.
A primeira ideia que as crianças têm sobre
quantidades é verificar pela comparação, onde a muitos ou poucos objetos. É
fundamental que a correspondência um a um seja feita, pois essa é a percepção
básica para atingir o conceito de número operatório.
Lembremos que as ações de quantificar e numerar
acontece o tempo todo e para as crianças é algo aprendido com certa rapidez
desde os primeiros passos. A coordenação de estruturas dadas as crianças como
forma de estímulos pode variar de criança a criança, pode ser feita de várias
maneiras através de jogos, atividades, brincadeiras e os materiais a serem
usados para esse fim também podem ser: imagens, gravuras, objetos sólidos,
utensílios do dia a dia etc.
Entre as ações (as primeiras operações) feitas
pelas crianças serão por certo a adição que significa juntar, agrupar, e ou a
conservação de objetos ou coisas das quais naquele momento tem uma determinada
afeição isso tudo relacionado à faixa etária em que se encontra (ações
naturais).
Inicialmente, agrega-se com mais naturalidade e
facilidade às primeiras operações os objetos que façam parte do seu cotidiano
como (desenho, figuras, brinquedos etc.)
A partir desse instante as primeiras contagens,
passam a ser constituídas de forma mais rápida, mais a construção é sempre
contínua e progressiva, sendo o conceito de quantidade o fundamento do
pensamento quantitativo. Quantidade ou grandeza contínua são aquelas que não podem
ser contadas e sim medidas. é(água na
jarra, leite, farinha etc.).
A aprendizagem toma a compreensão mais fácil
para os próximos passos a serem aprendidos como: numeração, sequencia numérica
e numerais e operações.
A matemática nasce por conta das quantidades.
Número é a idéia de quantidades é transformar a ideia de ser número para ser
numeral. Numeral é o registro dos números.
O raciocínio
matemático desenvolve um raciocínio específico do ser humano, pois estabelece
regras.
Regras de dedução que caracterizam o raciocínio
matemático são construídas aos poucos, à medida que as crianças interagem com
seu meio ou com as pessoas que a cercam. É através das ações que a criança
adquire conhecimentos porque o intelecto passa pelas mãos e é pelo toque que
elas exploram e decodificam o mundo, através do seu próprio mundo.
Existem inúmeras atividades que podem ser
destinadas a iniciação matemática.
A contagem feita com objetos (imagens ou
sólidos) pode ser uma delas.
Exemplos:
Imagem com figuras
Passo I – contar a quantidade de figuras (total)
Passo II – contar a quantidade de animais e não
animais.
Objetivos: números, quantidade e grupo.
Imagens de bolas (10 imagens de bolas de
variadas cores)
Passo I – Contar a quantidade de figuras (total)
Passo II – Contar a quantidade de bolas
separando-as por cores.
Objetivos: Números, quantidades e grupos por
cores.
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