TEORIA DIDÁTICA E O ENSINO DA MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
A matemática por ser uma grande aventura
idearia, sua história reflete alguns dos mais nobres pensamentos de inúmeras
gerações. Nos últimos séculos o ensino geral e o ensino da matemática em
particular sofreram muitas mudanças significativas. Pode basicamente dizer-se
que a política antes vigente, que consistia em selecionar os estudantes a
partir de uma minoria favorecida, deu lugar, pelo menos em teoria, a uma visão
mais democrática de abrir as oportunidades educacionais de estudantes vindos
dos mais diversos níveis da sociedade.
A partir do século XVIII, começaram as
discussões mais pontuais sobre a formação do professor em geral. O Iluminismo
foi responsável pela produção de novas teorias pedagógicas, e surgiram grandes
nomes, como Rousseau, Kant, entre outros. Especificamente em relação ao
professor de matemática, foi fundada no final do século XVIII, uma das
primeiras faculdades da Europa, destinada exclusivamente para o ensino da
Matemática – faculdade de Matemática de Coimbra. Em seus estatutos, estabeleceu
a “profissão de matemático”. Um dos objetivos dos estudos na faculdade era
“perpetuar o ensino público” (Silva, 1994, p.93).
No Brasil, em 1835, foi criada a primeira Escola
Normal em Niterói e, em 1842, a segunda na Bahia que se dedicaram ao ensino
primário. Porém não houve qualquer tentativa de criação de escola para a
preparação de professores de matemática que atuariam nas escolas secundárias.
Os professores para atuarem no ensino secundário obtiveram suas formações nas
escolas politécnicas, escolas militares ou similares ou simplesmente leigos.
Assim no século XIX, não foi oferecida, no Brasil, nenhuma possibilidade de
professores de matemática, como ocorreu em Portugal ou em outros países da
Europa.
A forma como as crianças aprendem, tem sido o
objeto de estudo por partes de importantes pessoas ligadas a área educacional.
Vigotsky e Piaget deram inicio no século XX aos estudos das didáticas de
ensino, que constitui os métodos e técnicas utilizadas para o
ensino-aprendizagem. O construtivismo e o sociointeracionismo constituem as
práticas educacionais propostas por estes célebres estudiosos, os quais
fundamentalizaram toda a estrutura educacional de diversos países. O
construtivismo consiste na elaboração da construção do conhecimento interno, no
qual a aprendizagem depende do nível de desenvolvimento do sujeito. O
sociointeracionismo relaciona o aprendizado ao meio social, dando ênfase ao
papel do contexto histórico e cultural nos processos de desenvolvimento e
aprendizagem.
A teoria de situações didática foi proposta pelo
francês Guy Brousseau, na intenção da compreensão existente entre alunos,
professores e o meio onde acontece o ensino-aprendizagem (sala de aula).
Brousseau alega que cada conhecimento está ligado a um tipo de situação entre a
interação de duas ou mais pessoas. O francês Guy Brousseau afirma que na teoria
das situações didáticas o aluno é tratado como pesquisador, pois formula
hipóteses, constrói modelos, conceitos, estabelece teorias, faz comparações e o
principal, participa ativamente no processo de aprendizagem.
Brousseau associa sua teoria a quatro vertentes
norteadoras: ação, formulação, validação e institucionalização. Veja:
Ação – momento da tomada de decisões, os saberes
são colocados em prática com o objetivo de resolver os problemas propostos.
Formulação – o conhecimento implícito é
transformado em explícito, as estratégias usadas são explicadas.
Validação – a estratégia apresentada precisa ser
provada dentro de um determinado contexto.
Institucionalização – ocorre a validação da
atitude matemática. É um resumo de todo o processo que foi construído durante o
trabalho.
Essa teoria cria uma nova visão sobre o erro,
que passa a ser considerado apenas um entrave e parte da busca pela obtenção do
saber. O aprendizado anterior fornece apenas a base para os novos conteúdos,
portanto, o erro faz parte e não cabe ao professor julgar negativamente o aluno
perante as situações errôneas.
Disponível
em: <https://docs.google.com/file/d/0B93zw6VVMRjMbjJZbk44c0wybVk/edit>.
Acesso em: 05 set. 2015.
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